Desvendando a Fórmula do Sucesso

Auditorias e Testes de Penetração da WeSecure como Aliados Estratégicos

As violações de dados (data breaches) atingiram recordes nos últimos anos, representando ameaças significativas para empresas de todos os tamanhos. Surpreendentemente, de acordo com um relatório publicado pela IBM, para 83% das empresas, a pergunta a se colocar não é “Se um Data Breach poderá acontecer, mas sim quando”.

Apesar dos crescentes riscos e custos associados a esses incidentes, muitas organizações continuam a lutar para prevenir, mitigar e lidar com ciberataques de forma eficaz. No entendimento da WeSecure, a abordagem reativa de esperar até que ocorra uma breach antes de agir não é mais viável no cenário digital atual. Para fortalecer a segurança e economizar a longo prazo, a WeSecure entende que as empresas devem priorizar medidas de segurança abrangentes, como auditorias de conformidade e testes de penetração. Infelizmente, algumas organizações comprometem as auditorias ou os pentests, com o objetivo de economizar tempo e dinheiro, mas essa abordagem traz consequências significativas. Ao entender como as auditorias de conformidade da WeSecure e os nossos testes de penetração trabalham em conjunto, as organizações podem fazer investimentos estratégicos para proteger proactivamente os seus dados e minimizar o impacto financeiro e reputacional destas violações.

É crucial não abrir mão dos testes de penetração após uma auditoria de conformidade, pois isso pode levar a que algumas vulnerabilidades críticas não sejam detetadas e como tal, não sejam mitigadas, implicando despesas evitáveis a longo prazo. Sacrificar a segurança dos seus ativos para reduzir os custos financeiros imediatos é uma troca imprudente que não supera os custos e danos potenciais das violações de dados. Em 2022, as data breaches custaram às empresas uma média de 4.35 Milhões de Dólares, o que demonstra o impacto / custo que uma violação de dados pode ter na estabilidade financeira de uma organização. Portanto, aproveitando os insights obtidos com as auditorias de conformidade e a avaliação abrangente fornecida pelo pentesting da WeSecure, as organizações podem identificar e corrigir os pontos fracos da segurança, garantindo uma configuração de segurança robusta e proteção contra possíveis ameaças.

Como as nossas Auditorias e Pentesting da WeSecure trabalham em conjunto para fortalecer a segurança

As nossas auditorias de conformidade e os testes de penetração (pentesting) da WeSecure têm papéis distintos na avaliação, correção e fortalecimento da configuração de segurança de uma organização.

Uma auditoria de conformidade da WeSecure analisa as práticas e processos de segurança de uma empresa para garantir que atendem aos padrões regulatórios e do setor. Conduzida pelos nossos auditores externos, as nossas auditorias envolvem a avaliação de políticas, procedimentos, documentação e controles técnicos para garantir que estejam alinhados com as melhores práticas e protocolos.

Ao avaliar as medidas de segurança em relação aos padrões do setor, as nossas auditorias não ajudam apenas as organizações a detetar e lidar com os riscos de segurança, mas também a evitar consequências dispendiosas, como violações de conformidade, responsabilidades legais e perda de confiança e receita do cliente.

Por outro lado, os testes de penetração da WeSecure consistem na simulação de um ciberataque projetado para identificar vulnerabilidades na infraestrutura de segurança de uma empresa, tentando obter acesso não autorizado a dados confidenciais. Assim, os nossos testes de penetração envolvem a interpretação das formas como um verdadeiro atacante pode explorar sistemas e realizar uma violação de dados. Isto permite que as empresas identifiquem vulnerabilidades que podem ter sido negligenciadas, testem recursos de segurança e corrijam vulnerabilidades antes que utilizadores mal-intencionados possam explorá-las.

Como resultado, os nossos pentestings fornecem uma avaliação valiosa das medidas de segurança da sua organização e oferece recomendações práticas para aprimorar a sua postura geral de segurança. Essa prática torna -se ainda mais relevante quando consideramos que, de acordo com a Security Magazine, são efetuados mais de 2200 ataques por dia o que corresponde a quase 1 ataque a cada 39 segundos.

Como garantir que os seus investimentos em segurança com a WeSecure sejam recompensados

Dada a importância das auditorias de conformidade e pentests, porque é que as organizações ainda acreditam que podem realizar um sem o outro? Normalmente, isto deve-se a 2 grandes fatores, tempo e dinheiro. Este artigo explora as principais considerações para maximizar os benefícios dos investimentos em segurança, integrando efetivamente auditorias e testes de penetração da WeSecure numa estratégia de segurança mais ampla. Ao seguir essas diretrizes, a sua organização pode obter um retorno maior e ter maior adesão nas suas operações.

1. Definir metas / objetivos que correspondam aos seus requisitos de segurança:

Para tornar as auditorias e os pentestings da WeSecure significativos, é crucial estabelecer objetivos claros que se alinhem com padrões específicos do setor, necessidades organizacionais e configuração geral de segurança. Quer envolva aderir a padrões de segurança europeus relevantes, como o RGPD, a ENISA e a nova Diretiva NIS2, ou reduzir a identificação de vulnerabilidades e o tempo de correção, restringir as prioridades ajuda a medir o progresso e a permanecer no caminho certo.

2. Desenvolver uma estratégia coesa com a WeSecure:

Embora as nossas auditorias de conformidade e os nossos pentests tenham finalidades diferentes, estes são mais eficazes quando utilizados em conjunto como parte de uma estratégia de segurança coesa. Por exemplo, uma auditoria nossa de conformidade pode identificar possíveis vulnerabilidades e fraquezas que requerem uma avaliação mais aprofundada durante um pentest, permitindo que as organizações determinem as melhores medidas corretivas. Da mesma forma, um pentest nosso pode revelar riscos de conformidade que exigem atenção para atender aos padrões regulatórios. A integração de auditorias e testes de penetração pela WeSecura fornecem um curso de ação claro para lidar proactivamente com vulnerabilidades e evitar incidentes de notícias de primeira página. Desenvolva um plano de correção connosco que priorize os problemas com base no nível de risco e no impacto potencial nos seus negócios.

3. Ajudamos a priorizar o âmbito e a substância:

Embora os custos variem, investir nas nossas avaliações abrangentes compensa a longo prazo. Uma auditoria não deve apenas rever as configurações de segurança, como gestão de passwords e acesso de utilizadores, mas também incluir scans de sistemas operativos. Isso abrange aplicações e, principalmente, a camada de integridade da sua organização para detetar vulnerabilidades de segurança ou modificações não autorizadas que possam afetar os seus ativos. Os nossos pentestings detalhados combinam testes de Black-box e White-box, simulando ataques externos e internos, respetivamente.

4. Implementar avaliações contínuas:

Fortalecer a postura de segurança requer uma melhoria contínua, em vez de um esforço único. Com a evolução da tecnologia e das técnicas de hacking, as ameaças mudam rapidamente, tornando os controlos existentes obsoletos. As nossas auditorias e testes regulares são cruciais para verificar a aplicação de patches, estabelecer linhas de base para melhorias e manter as defesas de segurança atualizadas. Recomendamos realizar um pentesting anualmente ou semestralmente. As nossas auditorias de conformidade são normalmente realizadas anualmente.

Ao seguir estas diretrizes, as organizações podem garantir que os seus investimentos em segurança geram retornos significativos e protegem efetivamente os seus sistemas, dados e reputação. A incorporação das nossas auditorias de conformidade e dos nossos testes de penetração como partes integrantes de uma estratégia de segurança abrangente promove a mitigação proativa de riscos e garante a proteção contínua dos seus ativos valiosos.

Conclusão

Quando as organizações negligenciam investimentos proativos em segurança em prol de economias de curto prazo, aumentam significativamente a probabilidade de uma violação de dados ou de conformidade. Infelizmente, os resultados geralmente são extremamente devastadores.

A integração das nossas auditorias de rotina e dos nossos testes de penetração na sua estratégia de segurança pode ajudá-lo a evitar esses danos dispendiosos. Em conjunto, fornecemos uma visão abrangente dos pontos fortes e fracos da segurança da sua organização, permitindo que as suas equipas identifiquem riscos com maior eficácia, fortaleçam as defesas e evitem ou mitiguem possíveis ameaças.

Considere o seguinte: economizar na segurança agora e correr o risco de pagar mais depois, ou investir hoje e garantir saúde e segurança a longo prazo da sua organização. Inúmeros casos de violações de dados de alto perfil e violações de conformidade têm demonstrado as consequências financeiras e reputacionais devastadoras de negligenciar as medidas de segurança. Ao investir nas nossas medidas de segurança proativas, como auditorias e testes de penetração, pode reduzir significativamente o risco de tais incidentes e proteger os seus ativos mais valiosos.

Faça a escolha inteligente: priorize investimentos proativos em segurança para proteger os seus dados confidenciais, mantenha a conformidade e fortaleça a sua organização contra ameaças emergentes connosco. Ao fazer isso, não apenas reduz os riscos financeiros, mas também garante a saúde e a segurança da sua organização a longo prazo.

Próximos Passos

Contacte-nos já sem qualquer compromisso.

Referências

Para mais informações contacte-nos.

MORADA

Rua Soares dos Reis, nº765 – 3
4400 – 317 Vila Nova de Gaia
Portugal

 

TELEFONE

+351 932 942 000 (custo de chamada para rede móvel nacional)

+351 223 744 827(custo de chamada para rede fixa nacional)

 

EMAIL

info@wesecure.pt