Mais de metade dos ataques informáticos têm origem em erro humano

Dados da seguradora Hiscox revelam que ataques que exploram técnicas de engenharia social são os mais comuns.

Os números são explícitos: 55% dos ataques informáticos reportados pelos clientes da Hiscox, a nível global, tiveram origem em acidentes ou erros humanos. As técnicas de engenharia social – manipulação da vítima por forma a carregar num link malicioso ou a divulgar dados confidenciais – estão no topo da lista dos principais métodos que foram usados em ciberataques, ao representarem 39% das respostas. Já a exploração de falhas de software de forma remota, associadas a ataques informáticos sofisticados, apenas explicam 7% dos ataques reportados.

“Mais de 50% das denúncias foram causadas por acidente ou erro humano. O ensino dos funcionários é a forma número um de gerir os ataques de fator humano”, revela a seguradora Hiscox no seu relatório de ciberameaças, relativo a 2020.

Os ataques à cadeia de abastecimento (21%), o acesso a e-mails da empresa (10%), a revelação acidental de informação (7%), ameaças de ex-funcionários (5%) e a perda de dispositivos como portáteis ou smartphones (5%) são outras das principais causas de ataques informáticos identificadas.

Para mais informações pode consultar: Mais de metade dos ataques informáticos têm origem em erro humano

WeSecure assegura diversos serviços nas áreas de cibersegurança, cibercrime, privacidade dos dados (RGPD) e análise forense, através de recursos especializados e com experiência na área. Para mais informações contacte-nos.

MORADA

Rua Soares dos Reis, nº765 – 3
4400 – 317 Vila Nova de Gaia
Portugal