DORA: Digital Operational Resilience Act

O DORA (Digital Operational Resilience Act) é um regulamento da União Europeia que visa fortalecer a resiliência operacional digital das entidades financeiras.

As entidades financeiras e os fornecedores de serviços de TIC terceirizados têm até 17 de janeiro de 2025 para cumprir o DORA antes do início da sua aplicação.

A que entidades o DORA é aplicável?

O DORA aplica-se a todas as instituições financeiras da União Europeia, como bancos, empresas de investimento e instituições de crédito, mas também a fornecedores de serviços de ativos criptográficos e plataformas de crowdfunding.

É importante salientar que o DORA também se aplica a entidades que normalmente estão excluídas das regulamentações financeiras, como por exemplo fornecedores de serviços terceirizados de TIC que fornecem sistemas e serviços de TIC às empresas financeiras, como serviços de nuvem.

A WeSecure é especialista em segurança cibernética e ajuda a sua empresa a preparar-se para o DORA.

A WeSecure ajuda as empresas a prepararem-se para o DORA para melhorarem a sua resiliência operacional digital de várias formas:

  • Avaliação de Riscos: A WeSecure ajuda as empresas a avaliar os riscos de segurança cibernética que podem afetar assuas operações digitais. Essa avaliação ajuda as empresas a identificar e mitigar os riscos mais críticos, tornando-as menos vulneráveis a ataques cibernéticos.
  • Controlos de segurança: A WeSecure ajuda as empresas a implementar controlos de segurança para mitigar os riscos identificados. Esses controlos incluem medidas de segurança física, medidas de segurança lógicas e medidas de segurança de rede.
  • Comunicação de Incidentes: A WeSecure ajuda as empresas a desenvolver um plano para comunicarem os incidentes de segurança cibernética às autoridades competentes e aos clientes. Ajudamos a garantir que os incidentes de segurança sejam resolvidos de forma rápida e eficiente, minimizando o impacto nas operações da empresa.

Alguns exemplos de como o DORA e a WeSecure podem ajudar as empresas a melhorar sua resiliência operacional digital:

  • Uma entidade bancária pode usar o DORA para avaliar os riscos de segurança cibernética que podem afetar os seus sistemas de pagamento. A WeSecure vai ajudar essa entidade a identificar e mitigar os riscos de fraude e interrupção do serviço.
  • Uma seguradora pode usar o DORA para implementar controlos de segurança para proteger os dados dos seus clientes. A WeSecure vai ajudar a seguradora a evitar violações de dados e proteger a privacidade dos seus clientes.
  • Uma empresa pode usar o DORA para comunicar incidentes de segurança cibernética aos seus fornecedores. A WeSecure vai ajudar a empresa a evitar a interrupção da cadeia de fornecimento.

Conclusão

O DORA é um regulamento importante que pode ajudar as empresas a melhorar sua resiliência operacional digital. As empresas que implementam o DORA podem se tornar menos vulneráveis a ataques cibernéticos, aumentar a sua conformidade com as regulamentações e melhorar a sua reputação.

Se a sua organização opera na União Europeia, é importante entender os requisitos do DORA e começar a planear a sua implementação. A implementação do DORA pode ser um processo complexo e a WeSecure é uma parceira confiável que pode ajudar.

A WeSecure possui uma equipa experiente e qualificada que ajuda as empresas a cumprir os requisitos do DORA e a melhorar a sua resiliência operacional digital.

Próximos Passos

Para saber mais sobre como a WeSecure pode ajudar a sua empresa a preparar-se para o DORA, entre em contato connosco.

Para mais informações contacte-nos.

MORADA

Rua Soares dos Reis, nº765 – 3
4400 – 317 Vila Nova de Gaia
Portugal

 

TELEFONE

+351 932 942 000 (custo de chamada para rede móvel nacional)

+351 223 744 827(custo de chamada para rede fixa nacional)

 

EMAIL

info@wesecure.pt