Maior empresa petrolífera na Croácia alvo de ransomware

Maior empresa petrolífera na Croácia alvo de ransomware

Ataque Ransomware INA Group

A INA Group, maior empresa petrolífera na Croácia, foi alvo de um ataque de ransomware, que encriptou alguns dos seus servidores.

Este ataque não afetou o abastecimento de combustível por parte dos consumidores, mas sim a capacidade da empresa de emitir faturas, registrar o uso de cartões de fidelidade, emitir novos vouchers, emitir novas vinhetas eletrônicas e permitir que os clientes paguem contas de serviços públicos de gás (dos quais a INA Group também é fornecedora).

A empresa emitiu um comunicado, neste passado fim de semana, alertando para este incidente, que começou dia 14 de fevereiro às 22:00 locais, e garantindo que os dados referentes aos cartões bancários e cartões de pagamento da INA estão seguros.

A empresa afirma ainda que está a fazer de tudo para voltar ao funcionamento normal e pede desculpa por qualquer impacto nos utilizadores.

Podem consultar o comunicado da empresa aqui: INA - Announcement

Segundo uma publicação na ZDNet este incidente foi causado por uma infeção com o ransomware CLOP, apesar de não confirmado, horas antes do comunicado da INA um analista de malware da SOPHOS revelou que um novo servidor de malware tinha ficado online e estava a distribuir uma versão deste ransomware.


A WeSecure assegura diversos serviços nas áreas de cibersegurança, cibercrime, privacidade dos dados (RGPD) e análise forense, através de recursos especilizados e com experiência na área. Para mais informações contacte-nos.

info wesecure

Previous Post Next Post