Blog

Investigadores da empresa de cibersegurança ESET têm estado atentos a um malware do tipo troiano especificamente criado para atacar aplicações bancárias em língua portuguesa e espanhola. Batipzado de Mekotio, este malware afecta sobretudo países latinos como o Brasil, Chile, México, Espanha, Peru e Portugal.

A Sophos publicou recentemente o estudo “Color by Numbers: Inside a Dharma Ransomware-as-a-Service (RaaS) Attack”, que oferece a primeira análise aprofundada do script de ataque automatizado e do kit de ferramentas criado pelos operadores de ransomware e fornecido aos cibercriminosos, juntamente com infraestrutura de back-end e ferramentas maliciosas. O relatório também demonstra como a Dharma procura, em 2020, atingir pequenas médias empresas (PME).

O Gabinete do Controlador da Moeda (OCC) dos Estados Unidos da América impôs uma multa à instituição bancária e fornecedor de cartões de crédito Capital One Financial Corp no valor de 80 milhões de dólares (cerca de 68 milhões de euros) após Data Breach que aconteceu em 2019 e expôs informações de mais de 100 milhões de cartões de crédito nos EUA.

A IBM Security anuciou os resultados de um estudo global que analisou o impacto financeiro das violações de dados, revelando que esses incidentes custam às empresas, em média, 3,86 milhões de dólares por violação e que contas de email comprometidas são o factor de maior peso.